Blog do Emplacaí

Seis dicas para se preparar e evitar imprevistos em viagens de carro

Postado em: 3 Julho, 2017.|Por: Patrícia Wippel

As férias de julho são sempre um bom motivo para reunir a família ou amigos para viajar. Muitas pessoas acabam optando em se aventurar de carro, um dos motivos é que dessa forma pode sair mais barato ou ainda porque dá mais mobilidade e assim se aproveitam mais os cenários e lugares a se conhecer. Antes de pegar a estrada, é importante ficar atento a alguns cuidados que se deve adotar antes de viajar e também durante o passeio para não ser pego de surpresa. Leia mais.

A importância do fluido de freio

Postado em: 25 Maio, 2017.|Por: Ederson Jean Schramm

Um dos componentes mais utilizados e talvez um dos mais importantes (principalmente pela segurança) não é levado a sério por alguns condutores de veículos: o sistema de freios. Leia mais.

Motoristas: Mais atenção e cautela no trânsito de Blumenau, principalmente a partir de 2 de Maio de 2017!

Postado em: 29 Abril, 2017.|Por: Douglas Barros

A partir do dia 2 de Maio, a Guarda Municipal de Trânsito (GMT) irá realizar o monitoramento das câmeras instaladas nas principais ruas do centro de Blumenau afim de fiscalizar infrações de trânsito. Leia mais.

Posso trafegar com a placa indicando um município diferente do licenciamento?

Postado em: 21 Março, 2017.|Por: Elizandro José Schramm

Não, de acordo com a legislação atual você não pode. Se a placa estiver sem a tarjeta de identificação do município de registro ou com a tarjeta diferente do que consta no Certificado de Licenciamento Anual, então você estará fora da lei.

Como recorrer de uma multa de outro estado?

Postado em: 08 Fevereiro, 2017.|Por: Ricardo Koball

Se um veículo de Santa Catarina, por exemplo, cometer uma infração em Minas Gerais, a multa será registrada pelo órgão autuador de Minas Gerais. Entretanto, após ser registrada, a notificação em autuação deverá estar acessível no Detran/SC. Isso é possível graças ao Registro Nacional de Infrações (RENAINF).

Como o IPVA é calculado em Santa Catarina?

Postado em: 06 Fevereiro, 2017.|Por: Ricardo Koball

O cálculo do valor do IPVA é divido em duas etapas. O primeiro passo é verificar o valor de mercado do veículo utilizando a tabela FIPE. Pode-se consultar o valor do veículo no site da FIPE, clicando aqui. Após saber o valor, deve-se multiplicá-lo pela alíquota, de acordo com o tipo de veículo.

Como pagar o IPVA atrasado?

Postado em: 01 Fevereiro, 2017.|Por: Ricardo Koball

Todo ano os proprietários de veículos automotores devem pagar obrigatoriamente o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. O IPVA é uma tributação estadual que deve ser paga para permitir que o veículo transite dentro da lei. Com os afazeres do dia-a-dia acabamos esquecendo as vezes a data de vencimento ou acabamos até ignorando as consequências de não pagá-lo.

Quando vence o IPVA 2017 em Santa Catarina?

Postado em: 30 Janeiro, 2017.|Por: Ricardo Koball

Na correria do dia-a-dia às vezes acabamos esquecendo de fazer coisas importantes. Uma delas é pagar o IPVA do veículo. E quando lembramos não temos certeza da data de vencimento. Para auxiliar você nisso, fizemos a tabela abaixo. Ela é válida para o ano de 2017 para os veículos licenciados em Santa Catarina.

A importância da substitução do óleo lubrificante do motor dentro do prazo especificado

Postado em: 13 Janeiro, 2017.|Por: Ederson Schramm

O óleo lubrificante do motor é fundamental (ou melhor, vital) para o funcionamento do motor. Sua ausência ou ineficiência pode causar danos muitas vezes catastróficos ou até chegar ao ponto de condenar a vida útil do motor.

Vistoria cautelar

Postado em: 11 Janeiro, 2017.|Por: Elizandro Schramm

Ao comprar um carro usado ou seminovo surge aquela dúvida: como vou saber se esse carro está de acordo com a legislação? Você andou com o carro, olhou ele, achou bonito e o preço está bom (dentro do seu orçamento e de acordo com o preço da tabela FIPE). Mesmo assim você se pergunta: será que eu serei vítima de um golpe?

Frota de motos em Blumenau é maior que a frota total de municípios vizinhos

Postado em: 16 Dezembro, 2016.|Por: Márcia Pontes

Você sabia que a quantidade de veículos de duas rodas (motocicletas e motonetas) emplacados e que circulam por Blumenau até novembro de 2016 é maior do que a frota total (todos os tipos de veículos) de Gaspar, Indaial, Timbó e Pomerode? É como se os 45.572 veículos de duas rodas da frota blumenauense (18,39% da frota total de 248.835 veículos) circulassem todos ao mesmo tempo nessas cidades e ainda assim não caberiam todos.

Carreatas natalinas sem autorização acarretam autuação, multa e guinchamento

Postado em: 15 Dezembro, 2016.|Por: Márcia Pontes

Está aí uma coisa que pode ser evitada de forma simples e gratuita e que, definitivamente, não combina com a alegria de uma carreata de Papai Noel: ser autuado e ter o veículo guinchado enquanto faz a alegria da garotada pelas ruas da cidade distribuindo balas e doces.

Sobre

Fique tranquilo. O Emplacaí não fornece informações para terceiros.
Veja nossos Termos de Uso.
© Copyright 2017 Emplacaí

Contato