Como o IPVA é calculado em Santa Catarina?

Postado em: 06 Fevereiro, 2017.|Por: Ricardo Koball

O cálculo do valor do IPVA é divido em duas etapas. O primeiro passo é verificar o valor de mercado do veículo utilizando a tabela FIPE. Pode-se consultar o valor do veículo no site da FIPE, clicando aqui. Após saber o valor, deve-se multiplicá-lo pela alíquota, de acordo com o tipo de veículo:

  • 2% para automóveis, caminhotes, caminhonetas de uso misto e utilitários.
  • 1% para motocicletas, caminhões, ônibus ou micro-ônibus para o transporte coletivo de passageiros.
  • 1% para veículos terrestres destinados à locação.

Exemplo de cálculo:

Vamos utilizar como exemplo um carro fabricado em 2012, cujo valor de venda atual baseado na tabela FIPE é de R$ 32.756. Nesse caso, deve-se multiplicar 32.756 por 0,02 (alíquota de 2%). O valor final é de R$ 655,12.

Consulte as multas e o IPVA do seu veículo

Quais veículos tem isenção do IPVA?

São isentos táxis, portadores de deficiência e os veículos com mais de 20 anos de fabricação. As motocicletas até 200 cilindradas também são isentas, desde que o proprietário não tenha sido autuado no ano anterior.

Quando devo pagar o IPVA?

Fizemos a tabela abaixo para saber quando deve-se pagar o IPVA. Ela é válida para o ano de 2017 para os veículos licenciados em Santa Catarina. Aproveite a facilidade do Emplacaí e pague por aqui os seus débitos. Renovamos o documento e entregamos na sua casa. É rápido, prático e seguro!

Sobre

Fique tranquilo. O Emplacaí não fornece informações para terceiros.
Veja nossos Termos de Uso.
© Copyright 2017 Emplacaí

Contato