Qual a diferença entre velocidade medida e considerada?

Postado em: 26 Agosto, 2016.|Por: Ricardo Koball

Imagine o seguinte cenário. Você estava a 65 km/h e passou por um radar em uma via onde a velocidade permitida é de 60 km/h. Depois disso ficou com aquela dúvida na cabeça, achando que levou uma multa. Essa dúvida é bastante comum no dia-a-dia, portanto saiba como é feito o cálculo para aplicar a multa por excesso de velocidade.

O que significa velocidade medida? E a considerada?

A velocidade medida é a velocidade real que o veículo estava ao passar por um radar. Já a velocidade considerada é o resultado do cálculo da subtração da velocidade medida no radar pelo erro máximo admitido pela legislação.

Qual é o erro máximo permitido?

Em vias com velocidade de até 100 km/h a margem de erro considerada no cálculo é de 7 km/h. Acima de 100 km/h a margem é de 7%.

Quando é considerado que o motorista cometeu a infração?

Para ser aplicada a infração, a velocidade considerada é utilizada. Portanto, se a velocidade considerada for de 1 km/h acima do limite da via, já é considerado uma infração. Veja o exemplo abaixo para entender melhor.

Exemplo de cálculo

Se o limite da via for de 60 km/h, a velocidade máxima real para ser caracterizada infração é de 68 km/h. Sendo assim, se o veículo passar a 67 km/h não recebe a multa, mas se passar a 68 km/h recebe.

O que fazer se levar a multa?

Mesmo com a explicação acima, é normal ficar com aquela dúvida na cabeça. Portanto, o melhor a fazer é sempre andar abaixo da velocidade máxima permitida. Mas se você receber a notificação em autuação pode tentar recorrer seguindo nosso artigo Como recorrer de uma multa de trânsito? ou converter para advertência com as dicas do artigo Como converter uma multa em advertência?. Para você não se preocupar, saiba que o Emplacaí te avisa quando uma nova multa surgir. Claro, esperamos que isso nunca aconteça.

Fonte: Doutor Multas

Consulte as multas e o IPVA do seu veículo

Sobre

Fique tranquilo. O Emplacaí não fornece informações para terceiros.
Veja nossos Termos de Uso.
© Copyright 2017 Emplacaí

Contato