A importância do fluido de freio

Postado em: 25 Maio, 2017.|Por: Ederson Schramm

É uma pena, mas um dos componentes mais utilizados e talvez um dos mais importantes (principalmente pela segurança) não é levado a sério por alguns condutores de veículos: o sistema de freios.

Durante muito tempo, o fluido de freio foi considerado praticamente um item supérfluo (apesar de não ser), mas atualmente devido aos veículos terem mais tecnologia embarcada, alcançarem maiores velocidades e as rodovias estarem sobrecarregadas de trânsito, os veículos não podem de jeito algum ficar sem freio.

Então vamos falar sobre o fluido: o fluido de freio é higroscópico, ou seja, absorve umidade. Esta umidade absorvida por ele com o passar do tempo se tornará água, como o sistema de freio funciona através do atrito (pastilhas de freio com o disco e lonas de freio com tambor), este atrito gera calor onde a água entrará em ebulição criando bolhas de ar no sistema hidráulico do freio que resultará no conhecido “ar no sistema”. Como o ar é altamente compressivo o pedal de freio irá ao fundo e o veículo ficará sem freio. É um susto que ninguém merece passar.

Um susto que ninguém merece passar.

Devido a isto, recomenda-se a substituição preventiva do fluido de freio anualmente ou a cada 30.000 Km (o que ocorrer primeiro). A verificação do nível do fluido de freio é importantíssima, se ele estiver abaixo do mínimo é sinal que há desgaste excessivo no sistema de freios (pastilhas/lonas,discos/tambores) ou vazamento no circuito hidráulico, necessitando de intervenção/manutenção.

Recomenda-se substituir o fluido de freio a cada 1 ano ou a cada 30.000 Km.

Então fique atento e peça sempre ao seu mecânico para verificar como está o fluido de freio do seu carro.

Sobre o Ederson Schramm

Ederson é técnico em mecânica formado no SENAI em 1997 e atua desde 1998 em uma oficina mecânica focada na manutenção de veículos de passeios e utilitários, possui diversas certificações e treinamentos no assunto.

Contato: ederson.schramm@gmail.com

Consulte as multas e o IPVA do seu veículo

Sobre

Fique tranquilo. O Emplacaí não fornece informações para terceiros.
Veja nossos Termos de Uso.
© Copyright 2017 Emplacaí

Contato