Revisão de férias: Você está preparado para pegar a estrada?

Postado em: 19 Novembro, 2016.|Por: Ederson Schramm

Final de ano chegando, férias, festividades, viagens... Então é hora de pegar a estrada. Aí você diz: “Estou pronto para viajar”. Então eu lhe pergunto: “E o seu veículo? Ele está pronto?”. Todo ano nesta época surgem inúmeras matérias na mídia recomendando aos motoristas a realizarem revisões (faróis, pneus, suspensão, freios...) antes de pegarem a estrada. O esforço é válido, mas ainda é somente uma parcela de condutores que realizam revisões periódicas em seus veículos (principalmente nesta crise atual).

Você está pronto para viajar, mas e o seu veículo? Ele também está?

Antes de pegarem a estrada, muitos condutores vão a um posto de combustíveis abastecer o tanque, calibrar os pneus, verificar os níveis de óleo e “água” e seguem viagem, sem ter realizado manutenções preventivas em seus veículos no decorrer do ano, esquecendo de verificar o que realmente interessa: a condição de dirigibilidade dos nossos automóveis. Em uma análise ampla e generalizada, todo automóvel de passeio deve ser revisado a cada 10.000 quilômetros ou 6 meses (o que ocorrer primeiro). Em cada uma dessas revisões o técnico reparador (mecânico) terá que inspecionar determinados itens (pré-estabelecidos por uma norma técnica ou manual da montadora) e verificar a necessidade de substituição de componentes tendo em consideração quilometragem, tempo de uso e estado físico.

Todo automóvel de passeio deve ser revisado a cada 10.000 quilômetros ou 6 meses.

Em um veículo que sempre está com as revisões em dia, a chance de quebrar algum componente (de você ficar na estrada) é reduzido em torno de 90%. Tendo em mente este princípio, sempre recomendamos (na oficina onde trabalho) aos nossos clientes a realizarem revisões periódicas. Outro argumento que levo em consideração é o seguinte: quando fazemos as revisões periódicas em seu veículo e por ventura ele vem a apresentar falhas, nós sabemos precisamente o que tem para fazer (seguindo uma norma). Se o seu veículo quebrar sem ter feito as revisões, então nós temos que avaliar muitos componentes para diagnosticar, achar o problema e sua origem (para não acontecer novamente) e assim chegar a uma solução, processo que é realizado sem previsão de tempo para finalizar o serviço. Ou seja, sem as revisões o seu veículo corre o risco de ficar muito mais tempo na oficina e você gastar muito mais dinheiro. Para finalizar esta matéria, recomendo a você que procure uma oficina de sua confiança e revise sempre o seu veículo seguindo as orientações do seu mecânico.

Sobre o Ederson Schramm

Ederson é técnico em mecânica formado no SENAI em 1997 e atua desde 1998 em uma oficina mecânica focada na manutenção de veículos de passeios e utilitários, possui diversas certificações e treinamentos no assunto.

Consulte as multas e o IPVA do seu veículo

Sobre

Fique tranquilo. O Emplacaí não fornece informações para terceiros.
Veja nossos Termos de Uso.
© Copyright 2017 Emplacaí

Contato