Você sabia que as placas dos veículos começam a mudar em 2018?

Postado em: 13 Março, 2018.|Por: Elizandro Schramm

A partir de 1º de setembro de 2018 um novo modelo de placas será implantado para veículos novos no Brasil. O novo modelo utilizará um padrão único para todo o Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela). O objetivo é que, no futuro, exista uma integração entre os bancos de dados de veículos desses países. A decisão tomada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), através da Resolução 527. O Uruguai foi o primeiro país que adotou o padrão, em março de 2015. Em seguida, a Argentina passou a adotar esse novo modelo em 2016.

Quem precisará trocar?

Para novos emplacamentos o modelo será adotado a partir de 1º de setembro de 2018. O novo padrão será obrigatório em todos os emplacamentos de motocicletas, automóveis, ônibus e caminhões zero-quilômetro. Também precisarão fazer a mudança veículos com troca de categoria ou com transferência de município. Para os proprietários de veículos já emplacados a troca é opcional.

Quem produzirá as placas?

Empresas credenciadas pelo Denatran fabricarão as novas placas. Essas empresas serão as responsáveis pelo controle do uso. Hoje em dia não há controle efetivo na produção, sendo vendidas por empresas credenciadas pelos departamentos estaduais de trânsito.

Quais são as mudanças no novo modelo?

Abaixo as principais mudanças no visual da placa em relação ao modelo atual.

Mais letras e menos números

As novas placas terão 4 letras e 3 números que poderão estar embaralhados, semelhante ao modelo europeu. Atualmente as placas possuem 3 letras e 4 números. Com essa nova distribuição, será possível obter 450 milhões de combinações, aumentando consideravelmente a quantidade em comparação as 175 milhões do modelo atual.

Esquema de cores

A cor do fundo das placas será sempre branca. Já a cor das letras mudará conforme o uso do veículo.

Barra superior e lateral direita

Na parte superior da placa haverá uma barra azul. A barra conterá a bandeira e nome do país do veículo, além do emblema do Mercosul no canto esquerdo. Já o brasão do município e a bandeira do estado do veículo estarão na lateral direita.

Tamanho

Para automóveis em geral o tamanho da placa será de 40 cm de comprimento por 13 cm de altura. Já para as motocicletas o tamanho será de 20 cm de comprimento por 17 cm de altura. As medidas serão as mesmas das já utilizadas no Brasil.

Contra falsificações

Com o objetivo de dificultar as falsificações, estarão grafadas na diagonal marcas d'água com o nome do país e do Mercosul ao longo da placa. Para inibir a clonagem de veículos, o novo modelo também terá controle nacional para identificar a origem. No país, a placa possuirá no lado esquerdo uma tira holográfica e um código bidimensional (QR Code) contendo informações do fabricante, data de fabricação e o número serial da placa.

Consulte as multas e o IPVA do seu veículo

Fonte: G1 - Auto esporte

Sobre

Veja nossos Termos de Uso.
© Copyright 2017 Emplacaí

Contato